Skip links

A atividade física é a melhor prevenção para a sua saúde

Hoje é um dia importante para relembrar e promover a importância de nos mantermos ativos e lutar contra o sedentarismo: celebramos o Dia Mundial da Atividade Física. O exercício físico é essencial para promover a saúde e o bem-estar, diminuindo a necessidade de cuidados de saúde da nossa população.  

Segundo a Organização Mundial de Saúde, milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se fossemos mais ativos.  

Não é difícil pensar nas vantagens que o exercício físico acarreta – são imensas. Diminuímos o risco de desenvolver várias doenças crónicas (como a diabetes ou hipertensão)conseguimos controlar o nosso peso, reduzimos stress e a incidência de depressão, promovendo o bem-estar psicológico. 

Quando falamos em rotinas de exercício físico, pensamos logo em entrar num ginásio e ter treinos frequentes. Pode ser de facto uma alternativa, mas não precisa de ser a única opção. É fundamental perceber que a atividade física é acessível a todos e começa por pequenas alterações no nosso dia-a-dia, que ao fim de semanas, meses e anos proporcionam resultados muito positivos em cada um de nós.  

As mudanças no nosso comportamento podem começar por exemplo, por usar as escadas em vez do elevador, fazer caminhadas, ir a pé para o trabalho. Se utilizar o carro, optar por deixá-lo mais longe para poder caminhar. Se tiver uma pausa grande para almoço, evitar ficar sentado e fazer 15/30 minutos de caminhada. 

Procure atividades recreativas e eventos nos quais possa participar. Faça jardinagem, mantenha as tarefas domésticas e diárias, ouça música e danceO segredo é não parar sentado muitas horas e tentar arranjar atividades simples que o façam sentir bem – e lhe façam bem. 

Como nos relembra a Organização Mundial de Saúde: “qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor”. 

Elisete Ferreira
Enfermeira
Centro de Medicina Digital P5

Fontes: 

www.who.int (World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health.) 

Leave a comment