Skip links

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança comemora-se todos os anos a 1 de junho em Portugal, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito é o de chamar a atenção para os direitos das crianças, nomeadamente a necessidade que estas têm de viver num ambiente de paz e harmonia que contribua para o seu pleno desenvolvimento. Este é um dia que deve ser de diversão para as crianças, mas para os adultos deve ser de reflexão sobre os direitos dos mais pequenos. Devido à pandemia e ao recente confinamento, os mais pequenos viram-se muitas vezes privados da sua liberdade e até o mais simples ato de brincar se tornou uma atividade mais isolada.

Brincar é importante não só para o crescimento, mas também para o desenvolvimento das crianças nas várias áreas. O brincar traz benefícios ao nível motor, das capacidades físicas e do desenvolvimento emocional da criança. Várias vezes, durante os seus jogos e brincadeiras, as crianças personificam figuras que lhe suscitam interesse ou colocam-se nos papéis de outras pessoas, como os seus pais ou educadores. Estas atividades permitem às crianças exprimir emoções e sentimentos e ver o mundo de diferentes perspetivas que se reflete positivamente na sua saúde mental. Estas escolhas de jogos para além de fomentarem a imaginação da criança também permitem o desenvolvimento de competências de socialização, uma vez que, durante a partilha estarão sensíveis aos sentimentos dos outros intervenientes e aprenderão a cooperar. Em suma, brincar traz inúmeros benefícios e faz parte dos direitos básicos da criança. É importante que os pais encorajem e propiciem momentos de lazer e brincadeira aos seus filhos e dedique algum do seu tempo para brincar com eles pois desta forma estarão a solidificar a relação.

As brincadeiras para as crianças mais pequenas deverão ser criadas de forma a permitir a exploração do ambiente ao seu redor. É importante desenvolver brincadeiras lúdicas que ensinem às crianças os conceitos que elas precisam aprender. Da mesma forma, com o crescimento da criança as necessidades e as brincadeiras poderão ser ajustadas com os seus interesses e o seu grau de desenvolvimento.

Neste dia mundial da criança, deixamos-lhe algumas sugestões de atividades seguras que pode fazer com os seus filhos:

  • Sessões fotográficas na natureza
  • Passeio de bicicleta ou trotineta em espaços verdes ou à beira mar
  • Sessão de cinema em casa
  • Sessão de culinária em conjunto
  • Um dia em família em museus virtuais
  • Concurso de Karaoke em casa

Seja criativo e surpreenda os seus filhos neste dia da criança.

As memórias felizes da infância vão acompanhá-los ao longo da sua caminhada!

Quando as crianças brincam
E eu as oiço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar.

E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no coração.

Fernando Pessoa

Fabiana Lima

Enfermeira Coordenadora

Leave a comment