Hoje comemora-se o Dia dos Avós e nada como aproveitar esta data para reforçar a importância de se cuidar da saúde dos nossos avós, principalmente do foro mental. Para manter o bom funcionamento do cérebro, os exercícios mentais têm confirmado serem boas opções. Deixamos algumas dicas para ajudar os seus avós a terem uma vida cerebral mais ativa e saudável.
Converse muito!
Conversar permite-nos praticar a linguagem e o pensamento critico, expandir vocabulário e muitos outros aspetos cognitivos que estimulam o nosso cérebro.
Passeie na Natureza
Passar 2 horas, no mínimo, na natureza traz benefícios a nível da saúde e bem-estar. Os passeios na natureza permitem o cérebro recuperar da fadiga, melhoram o desempenho e promovem uma sensação de relaxamento.
Jogue às cartas com os seus amigos ou netos
Os jogos de cartas que envolvem regras, a combinação de pares de imagens, símbolos ou valores desafiam o cérebro e ajudam na capacidade de concentração, a relembrar detalhes e estimulam o cálculo.
Visualize álbuns de fotografias
Sejam antigas ou mais recentes, esta atividade é um bom estímulo para conversar, recordar histórias, nomes ou acontecimentos.
Leia em voz alta
Ler um livro em voz alta e conversar sobre a história e as personagens favorece a concentração e atenção, a memória e percepção auditiva.
Cuide de plantas
Cuidar de plantas é uma forma de despertar e ativar diversas áreas cerebrais. São reconhecidos benefícios na concentração, na capacidade de atenção, no cumprimento de objetivos e planeamento de tarefas, pois estamos a cuidar de algo todos os dias.
Faça trabalhos manuais
Pintura, crochet, tricot, renda, costura, trabalhos com madeira, entre outros, são uma boa forma para estimular a atenção ao detalhe, promove o desenvolvimento da coordenação dos sentidos e capacidades motoras, incentiva à criatividade e promove uma sensação de tranquilidade.
Realize exercícios de lógica
Puzzles, enigmas, palavras cruzadas que utilizam a lógica são ótimos para potenciar a mente. Eles ajudam a organizar o pensamento, a associar ideias e estimulam a concentração e velocidade de raciocínio. A dedicação a este tipo de jogos irá ser visível num melhor desempenho nas atividades a cumprir no dia-a-dia.
Teresa Castanho
Psicóloga e Investigadora