COVID-19: O que fazer?

O novo coronavírus já foi declarado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tendo por base as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da própria OMS para conter a propagação da COVID-19 (doença provocada pelo vírus SARS-COV-2), aconselha-se toda a população a evitar saídas desnecessárias de casa. 

Para se proteger a si e aos outros deixamos abaixo os conselhos da DGS: 

  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão
  • Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido
  • Use lenços de papel de utilização única e descarte-os no lixo após se assoar

Os sintomas da COVID-19 são semelhantes a uma gripe e englobam febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória) ou cansaço.

Caso tenha algum destes sintomas, tenha estado em contacto com alguma pessoa com COVID-19 ou tenha regressado há menos de 14 dias de uma área afetada, ligue para o SNS24 – 808 24 24 24. A chamada para a linha SNS24 é gratuita. 

No caso de ter estes sintomas não se deve deslocar ao hospital ou a centros de saúde.

Se tiver dúvidas sobre a COVID-19 pode consultar o site covid19.min-saude.pt ou enviar um e-mail para atendimento@sns24@gov.pt . 

Mesmo não tendo sintomas deve evitar o contacto com multidões e saídas desnecessárias de casa – protegendo-se a si e aos outros. Evite também o uso de máscara cirúrgica, já que não conferem nenhuma proteção acrescida a quem não tem COVID-19. 

Para obter aconselhamento e orientação de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, pode utilizar o serviço de avaliador de sintomas do P5, que orienta situações de saúde não urgentes. 

Fontes: DGS, WHO, SNS24

 

Partilhar:
Scroll to Top