Ficou com alguma dúvida?
Entre em contacto connosco
A Associação Centro de Medicina P5 (ACMP5, organização sem fins lucrativos), é uma iniciativa da Escola de Medicina (EM-UM), que tem como objetivo a promoção de atividades com pouca expressão no serviço nacional de saúde, através do recurso a novas tecnologias.
As novas abordagens de sistemas, nomeadamente na biologia e nos cuidados de saúde, começam a proporcionar aos doentes e prestadores de cuidados de saúde, informações personalizadas sobre a condição de cada indivíduo em tempo real. Esta informação possibilitará cuidados mais eficazes e sustentáveis caso se aposte na dimensão preventiva, mas também cuidados mais personalizados e focados no tratamento das causas da doença (em substituição do tratamento dos sintomas). Neste âmbito, também as novas tecnologias apresentam um papel crucial, dado que permitirão medir o impacto de intervenções concretas porque observam as populações no mundo real. É nesta interligação que a ACMP5 atua.
A EM-UM, reconhecidamente inovadora nos seus modelos formativos, está profundamente empenhada em contribuir para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde combinando as novas tecnologias com o conhecimento, empenho e competência dos seus profissionais. Verificando o potencial que uma iniciativa como a ACMP5 teria na saúde das populações, a EM-UM criou um espaço que se prevê funcionar como um centro digital de medicina, que adiciona o quinto P ao conceito de medicina P4; um P de Proximidade com as pessoas.
A ACMP5 propõe-se a melhorar a saúde das populações, trabalhando com redes de cuidados de saúde de diferentes níveis de complexidade (dos cuidados primários aos de maior diferenciação hospitalar) e recorrendo ao suporte digital adequado. Considerámos que temos o potencial para reduzir a incidência de doenças crónicas que, atualmente são responsáveis por 75% dos custos dos cuidados de saúde a nível mundial.
No Centro de Medicina P5, promove-se o acompanhamento dos seus utilizadores com recurso a tecnologias digitais e a uma equipa multidisciplinar especializada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros.
A ACMP5 pretende promover as melhores práticas de saúde preventiva e a melhor monitorização e gestão de doença crónica, bem como o apoio especializado aos cuidados de saúde primários, numa abordagem holística, suportada por tecnologias digitais que promovam o envolvimento e a centralidade das pessoas/doentes. Neste seguimento, integrará três plataformas digitais, produzidas por três empresas europeias, e operará através de uma plataforma digital própria e expansível para múltiplas dimensões da medicina digital. Especificamente no que concerne às plataformas integradas:
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contacto connosco