Quando devo ligar para o SNS24?

Artigo da autoria de Inês Queiroz e Joana Flores, estudantes de Medicina da Universidade do Minho e criadoras do Educa Corona

É muito importante que se mantenha informado quanto à situação do COVID-19 a nível mundial, mas é sem dúvida indispensável que esteja a par da situação em Portugal e que saiba como agir em conformidade com as indicações das autoridades portuguesas.

Com este objetivo em mente, disponibilizámos a ligação para o site oficial da Saúde24: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/coronavirus/covid-19/#sec-3

Segundo o SNS24, quando é que faz sentido utilizar o contato telefónico?

Se esteve perto de alguém com COVID-19 e tem sintomas (febre, tosse, dificuldade em respirar) deve ligar para o SNS24 – 808 24 24 24 – e seguir as orientação dadas. Além disso, deve manter o distanciamento social (evitar estar próximo de pessoas) durante 14 dias. 

As restantes pessoas que tiveram contacto com um possível doente com COVID-19, mas não têm sintomas, devem manter o distanciamento social durante 14 dias e medir a temperatura duas vezes por dia. 

Mas se eu estiver com sintomas, não é preferível ir logo ao hospital?”

De acordo com a informação disponibilizada no site do Ministério da Saúde: 

“Se estiver com febre, tosse ou dificuldade respiratória e tiver estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SNS24 (808 24 24 24).

Após este contacto e validação da história clínica, os profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser testado para COVID-19.”

A reforçar esta ideia há ainda o testemunho do médico e investigador Alexandre Carvalho, também professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, numa entrevista ao Correio do Minho (link disponível abaixo):

“Entrevistador – Evitar a tentação de ir logo ao hospital?

Dr. Alexandre Carvalho – Sim. É contraproducente. Os hospitais ainda estão a receber muitos doentes com gripes e pneumonias do Inverno e a pessoa vai arriscar-se a ficar doente. Se for positivo, vai colocar os outros em risco.”

 

Fontes: DGS, WHO, SNS24

 

Partilhar:
Scroll to Top