Projeto de Pessoas com Necessidades Paliativas

Neste dia mundial dos cuidados paliativos urge enfatizar a importância de um tema ainda tão negligenciado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos são cuidados que melhoram a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, abordando problemas associados a doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento, identificando precocemente e avaliando minuciosamente sintomas físicos, assim como aspetos psicológicos, espirituais e sociais. São prestados por uma equipa multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e ocupacionais, entre outros. Estes acompanham o doente desde uma fase inicial da doença até ao momento da morte e posteriormente a família no processo de luto.

Os Cuidados Paliativos, ao contrário do que se pensa, não são prestados apenas nos últimos dias de vida, mas ao longo de toda a evolução da doença, para que seja dado o máximo conforto e qualidade de vida ao doente. Tem sido feito um grande esforço ao nível da formação, para que este paradigma seja alterado, não só na formação da população, mas também dos profissionais de saúde. Este acompanhamento prende-se não apenas ao próprio doente mas a todo o seu contexto, nomeadamente família/cuidadores. Frequentemente nos deparamos com a exaustão destes, que cuidam durante 24 horas por dia e que muitas vezes não encontram os apoios físicos e emocionais necessários.

O projeto P5 tem sido uma mais valia para a população a nível nacional, onde acompanhamos os doentes com várias patologias desde doenças neurodegenerativas, oncológicas, insuficiências de órgão, entre outras. É um projeto do qual faço parte como médica, tem sido muito gratificante e com feedback muito positivo por parte dos doentes/família/cuidadores. Sinto que temos feito a diferença na vida de tantos doentes assim como das suas famílias, algumas delas já no processo de luto. Tem vindo a ser feito um excelente trabalho no que concerne ao desenvolvimento dos Cuidados Paliativos pelo que este Dia Mundial dos Cuidados Paliativos tem de ser lembrado e festejado, na certeza de que “o caminho, faz-se caminhando”.


Dra. Carla Rodrigues
Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar
Competência em Medicina Paliativa pela Ordem dos Médicos

Partilhar:
Scroll to Top