Cuidar de quem cuida

Num mês de reflexão e de balanço, chega a oportunidade de reconhecer e valorizar o papel fundamental daqueles que dedicam as suas vidas a cuidar da saúde mental do outro. Ser Psicólogo é ter uma profissão de extrema relevância mas também de grande exigência e responsabilidade.

E parece-me fundamental que cada um de nós possa também saber parar e olhar para dentro. E fazê-lo certamente com mais regularidade do que o faz.

Quantas vezes estamos ao serviço dos outros e esquecemo-nos de nós? De olhar verdadeiramente para nós. A Terapia Focada na Compaixão, que é um modelo com qual tanto me identifico, vem precisamente relembrar este compromisso em aliviar o sofrimento dos outros e do próprio com sabedoria e coragem através da compaixão dirigida ao outro mas também a nós mesmos.

Cuidar de quem cuida é essencial para garantir que possamos exercer as nossas funções com equilíbrio.

E isto relembra a todos que o psicólogo não é alguém intocável, que tem tudo resolvido na sua vida e não vive as dificuldades. Sim, o psicólogo é humano, sente as mesmas emoções que os demais, tem os seus desafios e momentos.

E é essa humanidade comum que o conecta ao outro!

Mafalda Garret
Psicóloga

Partilhar:
Scroll to Top